terça-feira, 28 de junho de 2011

Hein??


Participo de alguns grupos no linkedin e observo vários posts que "assassinam" a língua portuguesa. Hoje li as pérolas "intender, "profisional". "ediondo". Acho que estamos exigindo inglês avançado e esquecendo o português básico.
Tenho receio que com a nova geração Y, que em breve deve ser substituída pela geração sei lá, XPTO, a coisa fique mais complicada ainda. Vejo a garotada escrevendo no msn, face e twitter um dialeto que desconheço e olha que sou boa na comunicação com todo tipo de público!
Fico vendo minhas filhas e amigos e imagino uma conversa de um deles com um Diretor de empresa da geração "baby boomer":
- Isto é "tipo" assim!
- Se vc não saca da rede é pq é noob!
- Tá ligado mano?
- Aee "véio" a parada tá sinistra!
- Na moral, essa galera do departamento é BFF!

Férias chegando...


Faltam 3 semanas para as férias!! Nem acredito, estou ansiosa por que que viajo com meu marido, filhotas e irmã e cunhado que amo!
Espero trazer na bagagem boas risadas, emoções compartilhadas, aprendizagem e obviamente compras pois ninguém é de ferro minha gente!!
Amo viajar, observar os hábitos das pessoas, conhecer lugares, experimentar comidas diferentes, acho um absurdo quem vai viajar e não experimenta o que o povo local come. Para mim a comida é uma expressão da cultura local. Como assim ir no México e não experimentar tacos, burritos e o chili? Como assim ir ir em Salvador e não comer acarajé? Como assim ir em Belém do Pará e não comer pato no tucupi?
Por onde passo trago na memória sabores locais muito interessante. Confesso que já errei várias vezes, mas confesso que descobri cada "comidinha" feia e deliciosa.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Casinha de bonecas...


William Shakespeare dizia " When trouble comes, they come not in single spies but in batallions".Isto é perfeitamente aplicável quando falamos em fazer qualquer espécie de intervenção no que se refere a carpintaria, elétrica, marcenaria e pintura! Conseguir com que a obra, reforma ou móveis saiam no prazo combinado só com ajuda da mão divina. Estou fazendo uma intervenção na minha sala que combina o trabalho de alguns destes profissionais, tenho que gastar todo o meu latim, português e grego aramaico para falar a língua desta Torre de Babel!
Ainda bem que sou especialista em trabalho em equipe, motivação, integração e gestão de conflitos! Valhei-me meus 20 anos de experiência em recursos humanos para gerir esta equipe multidisciplinar!

domingo, 19 de junho de 2011

Uma nova semana


Como diria Bob Dylan "Um homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e nesse meio tempo faz o que gosta"!
Levante como se você estivesse indo para uma festa, vista sua melhor roupa, passe a maquiagem mais bacana, ponha um sorriso no rosto e vá para o seu trabalho com o espírito e clima de festa!
Comemoremos a alegria de estar vivo, a mágica do nascer e por do sol, a capacidade de mover-se, pensar, rir com os amigos! Somos seres privilegiados, mas esquecemos dos pequenos detalhes que fazem nossa vida especial: o dom de estar aqui, a família, os amigos, o trabalho e o amor!!!
Assim, boa semana para todos!!!!

Manchas

Descobri como tirar manchas de algumas coisas. Como? Obviamente que 1o cometi o erro de derramar alguma coisa onde não podia ou então minhas amadas filhotas me fizeram o favor. Ai fui testando as dicas da sabedoria popular e abaixo as que deram certo:
Shoyo na roupa - Use a decoração!! Se você estiver no restaurante japonês geralmente seu prato vem decorado com rabanete raladinho! Perfeito! Esfregue este rabanete na roupa. Em casa passe Veja na hora e esfregue. Também funciona.
Sangue na roupa ou no sofá de camurça - Esfregue gelo até a mancha sumir e se ficar ainda um pouquinho esfregue no final sabão de coco ou Veja.
Gordura no sofá - Tipo maionese - Coloque talco espere absorver um pouco, coloque em cima um papel absorvente e passe ferro. Se a mancha tiver seca não funciona. Disseram que se passar uma mistura de amoniáco (1 parte) e água (2 partes)vou testar esta.

sábado, 18 de junho de 2011

Jogo do Brasil



Assistindo o jogo do Brasil! Fico lembrando do volley do Brasil na época que eu jogava, ok há milhões de anos atrás quando corríamos dos dinossauros, mas brincadeiras à parte... Como evoluímos neste esporte né? Desde da fantástica geração de Wiliam e Bernard a sensacional equipe de Giba, Murilo e Bernardinho. Crescemos na altura, no bloqueio, na velocidade, na força, enfim em todos os segmentos. Ainda acho que precisamos melhorar a recepção mas no geral: show de bola!!
Minhas filhas, principalmente a mais velha joga na escola e sempre incentivo e me emociono. O esporte te dá disciplina, trabalho em equipe, respeito, integração e saúde!! Ensina que por melhor que você seja, precisa ser humilde pois o melhor time também perde, ensina que um time não é feito de uma estrela individual! Estamos na era do DREAM TIME e não do SUPER ASTRO!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Saudades


Hoje acordei com saudades! Saudades da minha infância, saudades dos meus amigos, saudades... Do cheiro de terra molhada no Sítio, do barulho de Vovó e suas panelas na cozinha, saudade de ficar horas sentada a mesa no café da manhã da casa de Tia Luiza, saudade do doce de caju de minha Tia Selma, saudade dos bailes na Usina, do bolo de natal da casa de Tia Bel, saudade do cheiro de cana-de-acuçar, saudade do carinho de meus entes queridos!
" Quando a saudade não cabe no peito, transborda nos olhos"

Marista


Gabi adorou a disputa entre Maristas no Rio de Janeiro. Eu adoro também. Joguei volley e sei como o esporte desenvolve disciplina, trabalho em equipe e integração.

Minha cirurgia de miopia


Depois de idas e vindas, dúvidas e incertezas, medo e... muito medo! Fiz a minha cirurgia LasiK para acabar com 5,75 de miopia e um tiquinho de astigmatismo.
Importante relatar que fui 2 vezes e desisti da tal cirurgia, minhas amigas falavam faz que é TDB marido enchendo o saco. Estufei o peito, me enchi de coragem e fui!
Hoje faz 08 dias que entre suores, tremores, coração disparado deitei naquela mesa para a tal cirurgia e resolvi postar aqui todas as minhas angústias pois sei que como eu milhares de pessoas tem estas mesmas dúvidas. Gente não sou médica: SOU PACIENTE! Posto aqui minhas sensações e percepções!!
08/06
07 horas da noite cheguei no consultório. Pasmei haviam mais 9 pessoas fazendo a cirurgia apenas naquele dia. Pensei: Força Lucila se eles conseguem... Vc vai conseguir.
07h50 a Atendente pede para que entregue minha bolsa e óculos para meu marido e o mundo torna-se totalmente embaçado. Vou para uma sala meia penumbra fico testando minha visão tentando ver as plaquinhas nas portas e obviamente vejo vultos embaçados. A Enfermeira coloca anestésico no meu olho.
08h10 começa a cirurgia - Suores, tremores, tensão, fecho os punhos acho que vou desmaiar. A médica começa a mexer no meu olho e manda que fixe um ponto verde... E começa o trabalho! A sensação que tive foi que ela fez alguns "talhinhos" no meu olho e neste momento a tal luzinha verde transforma-se num borrão e depois num borrão vermelho. Pensei: Danou-se! Mas em seguida ela aplica algo que me parece ser o laser, volta com a "tampinha" que foi retirada e começa a alisar minha córnea e volto a ver a tal luzinha verde. 20 minutos depois com tudo embaçado sou encaminhada para a salinha de repouso onde o Médico vem me dar orientações.
Saio de lá com uma proteção no olho que é transparente com furinhos e sou informada que neste dia só posso dormir de barriga para cima, ficar de olhos fechados e sem retirar a proteção, pingando 2 colírios
09/06
A madrugada passa tranquila, dói um pouco mas estou ansiosa para tirar a proteção e ver o que enxergo. Esta proteção deve ser usada durante 1 semana a noite para evitar coçar os olhos dormindo.
De manhã tiro a proteção e enxergo... Mas tudo bem embaçado. Mas consigo dirigir sozinha até o médico que faz uma avaliação satisfatória da cirurgia.
10/06 -
Enxergo tudo embaçado o olho coça bastante
11/06 -
Tento dirigir a noite - Desespero total não enxergo nada bem, as luzes ficam horrorosas, as placas inelegíveis!!
12/06 - Começo a ficar ansiosa pois continuo com a visão muito embaçada. Antes usando lentes e óculos minha visão era 100% nítida. E penso: Meu Deus para que fui fazer isto!! Não enxergo a fisionomia das pessoas do outro lado da rua.
Ligo para meus amigos que fizeram, tentando ver se era assim mesmo, se todo mundo tem esta mesma dificuldade, procuro matérias na internet. Li o depoimento de um cara que ficou com a visão embaçada por 60 dias.
Eu havia combinado com o Médico de deixar um olho com 1grau e 1/2 para evitar usar óculos para perto no futuro, mas estou achando muito estranho pois isto não me daria uma visão tão pouco nítida.
Começo a ficar depressiva e a chorar a todo momento.
13/06 a 14/06 - As coisas continuam do mesmo jeito. Saio para jantar com as amigas e brinco que Deus me ajuda pois colocou Moisés na minha frente e como ele abriu o mar, mandou abrir as estradas. Ainda bem que o carro é automático e ajuda. Vamos em frente!
15/06 - Vou ao médico que detecta que fiquei com 1grau e 1/2 em um olho e 1 no outro e coloco minhas ansiedades, quero chorar e ele me consola. Me disse que melhorará um pouco mas me deu uma lente de contato de 1 grau para usar em 1 olho e daqui há 90 dias faremos uma correção neste olho.
16/06 - Resolvi não colocar a lente ainda, pois tenho medo da cirurgia tão recente. Durante o dia enxergo embaçado mas como tudo nesta vida a gente se adapta, meio que me adaptei, vou aguardar mais alguns dias para usar.
Resumo até agora: Eu era mais feliz com a lente de contato!! Enxergava tudo 100% não tinha problema para dirigir a noite! Por que fiz a cirurgia: Por que quando eu precisava usar óculos eventualmente me sentia horrorosa, professora Seropédica e ultimamente estava tendo muita conjuntivite e alergia a lente (engraçado né, depois de 30 anos usando).
Vou esperar o tempo passar pois acho que ainda é muito recente e vou postando aqui minhas angustias e percepções. Parei de chorar, pois quando o médico me avisou que poderia usar a velha e boa lente me senti mais feliz.
Ah! Estou enxergando muito bem de perto... Mas ainda não distingo as pessoas do outro lado da rua, não enxergo nada bem quando entro na garagem e a noite recorro a Deus e Moisés.
18/06 - Sábado à noite estou indo numa festa com marido dirigindo, não sei se é impressão mas acho que minha visão noturna melhorou um pouco
19/06 - Hoje acordei com meu olho esquerdo muito ressecado. Após os colírios melhorou. No almoço senti uma luminosidade trêmula no olho esquerdo. Passou.
26/06 - Estive no Médico, ele fez novo teste e disse que estou enxergando 80% e me achou mais calma. Engraçado, sinto que quando fico nervosa tenho mais dificuldade de enxergar, não sei se procede ou se é apenas da minha cabeça.
27/06 - Está tendo reforma na minha sala. Caiu pó de gesso no meu olho e quase surtei de medo. Ficou uma sensação estranha, joguei soro gelado e passou. A noite minha visão ainda é muito ruim. Hoje na academia fiquei irritada pois não enxergo meus olhos no espelho que fica há uns 5 metros de distância da esteira.
08/07 - Faz um mês que fiz a cirurgia, estou sentindo uma leve melhora na visão diurna. A visão noturna continua bem embaçada, porém agora de vez em quando vejo uns "relâmpagos" na vista.
14/07 - Hoje eu estava na rua e parei para observar que estou enxergando bem melhor durante o dia. Consigo ler mais placas!!
Kisses